Páginas

Alzheimer esteve em minha família

em 23 de outubro de 2014

Olá gente hoje vou falar sobre Alzheimer
Minha avó tinha esta doença começou com depressão , falta de memória , pouco equilíbrio e momentos de mudança de comportamento. Bom gente fique cuidando dela na fase do estágio avançado da doença, minha avó gritava a noite toda chamava por pessoas que já haviam falecido, mais assim, quando eu digo a noite toda é isso mesmo.
Durante o dia ela ficava o tempo todo pedindo para ir "para sua casa" , tínhamos que deixar uma sacola com roupas , pois assim achava que iria para casa e se acalmava  um pouco , qualquer pessoa que ficasse próxima a ela , a mesma chamava e pedia com carinho para levá-la. Durante o dia não era fácil dependia de tudo para comer , tomar banho...Lembro que acordava dava papinha uma hora depois o famoso banho ela não queria, com jeitinho ela tomava, depois com ajuda colocava na cama para vesti-la , porém logo depois de toda prontinha ela evacuava de uma forma que só um novo banho para resolver e assim passava o dia ela também queria levantar-se para ir embora tínhamos que colocar um lençol na poltrona na altura do peito para que ela não aprontasse , pois quando era para fugir incrível ela tinha muita força e depois já não caminha mais.
O mais importante é que nós cuidamos dela até seu falecimento, não dependemos de ninguém só tínhamos uma cuidadora quando ficava hospitalizada. A minha avó tinha momentos de troca de humor mais era muito carinhosa, ela teve todo o carinho e amor da família,  as vezes não nos reconhecia e chamava sua filha de mãe.
Abaixo postei uma foto dela , pedi para sorrir como peço hoje para o Arthur "cadê o sorriso lindo"
Incrível quando somos bebes nascemos dependendo de tudo e os idosos também , precisando de auxilio para comer , usando fraldas é muito triste, reaprendendo a viver.


Foto: Simone 
Mal do esquecimento é mesmo um tormento.
Um mal de tortura na mente de
um ser “são” por todo corpo que
resta-lhe.
Mistura a dura vida com doce e
real fantasia.
Esconde no inicio sua louca e sã
loucura.
Surpreende quem duvide de sua
sanidade real.
A inteligência borbulha de vez
enquanto.
Ele pensa que está no comando.
É triste no fim, fico pensando se
o presente da confusão fosse pra
mim.
Sofro junto, pois a família deve ser
um conjunto.
Vou rezar para o pai que me deu mais
exemplos bons do que ruins.



A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado conhecida como “esclerose” ou “caduquice”. A doença se apresenta como demência, ou perda de memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
Estágio avançado
O estágio avançado é o mais próximo da total dependência e da inatividade:
  • Ter dificuldades para comer.
  • Ficar incapacitada para comunicar-se.
  • Não reconhecer parentes, amigos e objetos familiares.
  • Ter dificuldade de entender o que acontece ao seu redor.
  • É incapaz de encontrar o seu caminho de volta para a casa.
  • Ter dificuldade para caminhar.
  • Ter dificuldade na deglutição.
  • Ter incontinência urinária e fecal.
  • Manifestar comportamento inapropriado em público.
Até mais gente beijos.


Nenhum comentário

Postar um comentário